• contato@imex.net.br
  • Segunda - Sexta : 7:00 - 17:00

+55 (51) 3451-0033

Componentes e Acessórios

LINER

            Os liners, conhecidos também como camisas internas, são inseridos dentro dos barris. Normalmente fabricados em aços especiais com resistências ao desgaste por abrasão e\ou corrosão. Dentro dos liners, é onde ficam montadas as  configurações de elementos. As camisas (liners) também são responsáveis pela mancalização dos eixos durante o processo de extrusão.

            Os liners fabricados pela IMEX podem ser solicitados em diferentes materiais, dependendo da característica de cada processo. Abaixo seguem alguns dos materiais normalmente utilizados neste componente:

BARRIS

O barril é uma peça integrante do conjunto de canhão da extrusora, servindo para controlar as zonas de temperatura da mesma. No barril também é onde ficam os canais de refrigeração para resfriamento do processo. O aquecimento é feito pelas resistências que ficam montadas nas faces externas dos barris.

Os barris são fabricados conforme a necessidade, podendo ser totalmente fechados, com abertura superior para degasagem, alimentação principal e vent atmosférico, com abertura lateral para alimentação de side feeder ou pré processador ou ainda barris “combo” que possuem abertura superior e lateral em uma mesma peça.

 

Características:

  • Construído em aço carbono, com camisa interna fabricada em aço especial (com resistência à abrasão e\ou corrosão);
  • Acabamento em tinta de alta temperatura;
  • Faces de contato retificadas;
  • Sistema de refrigeração em toda a sua extensão através de canais internos para passagem de água ou óleo;

ELEMENTOS DE ROSCA:

Os elementos de rosca ou segmentos de rosca são as peças responsáveis pelo transporte, cisalhamento, homogeinização, mistura, dentre outros processos no qual é submetido o produto a ser extrudado.

Para que todos estes diferentes processos sejam gerados dentro da extrusora, são desenvolvidos diferentes formas e conceitos de segmentos de rosca

ELEMENTO DE ALIMENTAÇÃO PRINCIPAL (AP, SK):

sua função é aumentar o volume de material a ser alimentado, por possuir uma das faces de rosca reta, possui um volume maior em relação ao elemento de transporte comum. Geralmente é utilizado na zona de alimentação (primeiro barril) e nas zonas onde tem alimentação vinda do side feeder.

ELEMENTO DE TRANSPORTE:

Sua função é fazer o deslocamento ou transporte do material dentro do canhão. Quanto maior o passo, maior será o volume de material transportado.

ELEMENTO DE TRANSIÇÃO DA ALIMENTAÇÃO PRINCIPAL (APS, SK-N):

Sua função é fazer a transição entre o elemento de alta pressõa (AP,SK) e os elementos de transporte comuns.

ELEMENTO DE AMASSAMENTO (KB):

Sua função é fazer o cisalhamento e homegeinização do produto. É encontrado em ângulos de giro que normalmente são de 30º,45º,60º e 90º, com diversos números de lóbulos. Também podem variar a folga entre os lóbulos, conferindo assim um maior ou menor fator de cisalhamento ao produto extrudado.

ELEMENTO TRILOBULAR (N-3Fe, 3-FeN, 3Fe):

Sua função é homogeinizar e cisalhar o produto a ser extrudado, conferindo uma maior mistura em relação aos segmentos de amassamento (KB), porém com um poder de cisalhamento menor.

ELEMENTO INICIAL (L-10):

Possui um rebaixo interno na parte do ranhurado. Este segmento é utilizado sempre que não houver luvas espaçadoras na configuração de elementos, sendo sempre a primeira peça a ser montada na configuração.

ELEMENTO DE MISTURA AUTO LIMPANTE (ZME):

Possui a função de gerar grande homogeinização do produto a ser extrudado.

ELEMENTO DE MISTURA ESPECIAL (SME):

Possui a função de transportar o material a ser extrudado e conferindo-lhe também a função de mistura da massa.

EIXOS

Os eixos das extrusoras são fabricados em material com resistência à torção, para resistirem às diversão torções e mudanças de temperatura exercidas durante o processo de extrusão. 


A finalidade dos eixos é transmitir o torque mais elevado possível. Os eixos geralmente possuem uma estria ou ranhurado de evolvente semelhante à DIN 5480. Nos eixos são montados os segmentos de rosca de acordo com o material a ser processado (cargas, aditivos, etc.).

OGIVAS

As ogivas são as responsáveis pela fixação e torqueamento de toda a configuração de elementos de rosca. Para tanto é fundamental que o torque a ser empregado no aperto da ogiva, esteja de acordo com o especificado para a extrusora em questão.

LUVAS DE ACOPLAMENTO

As luvas de acoplamento fazem a ligação entre os eixos de saída do redutor e os eixos ranhurados da configuração de elementos. Sua função é transmitir o torque, rotação e velocidade do limitador para os eixos ranhurados.

LUVAS ESPAÇADORAS

Normalmente são montadas nos eixos ranhurados, para conferir o perfeito distanciamento entre o redutor e o primeiro elemento de rosca. Em algumas extrusoras esta luva é responsável pela vedação do canhão através do premer gaxeta.

LIMITADOR DE TORQUE

O limitador de torque tem a função de proteção mecânica contra sobrecargas de torque no sistema. Quando o valor de torque transmitido pelo redutor, exceder o torque calibrado no limitador (calculado conforme a resistência à torção de cada eixo ranhurado) este é desarmado, evitando que este esforço seja transmitido para os eixos ranhurados e para a configuração de elementos.

REDUTOR DE VELOCIDADE

É construído por um corpo fundido bi-partido destinado a alojar os elementos de transmissão, engrenagens e rolamentos, responsáveis por transmitir a potência fornecida pelo motor aos dois eixos co-rotantes. O redutor é montado a base por meio de parafusos. Sua responsabilidade é a de fornecer o torque e a rotação necessários ao processo de elaboração do material. No eixo de entrada é montado o limitador de torque. Os eixos de saída estão posicionados dentro do flange espaçador onde são fixados aos eixos co-rotantes, através de luvas de acoplamento.

DOSADOR (ALIMENTADOR)

Os dosadores podem ser do tipo volumétrico (perde por gravidade) ou gravimétrico (perda por peso), a escolha do tipo deve ser feita de acordo com o material a ser alimentado. São posicionados sob o bocal de alimentação, sendo responsáveis pela dosagem dos materiais através dos funis de carga. O alimentador é fabricado em aço inoxidável. Geralmente, o funil tem um visor superior e inferior.

ROSCA DOSADORA

As roscas dosadoras fazem parte do conjunto de dosagem, sendo as responsáveis pelo transporte do material dentro do dosador. As roscas podem ser fabricadas com diversos diâmetros e passos variados, podendo assim ser do perfil com centro fechado de uma ou duas entradas ou ainda de centro aberto. A escolha do tipo de rosca deve ser feita de acordo com o material a ser alimentado.

PEÇAS DE REPOSIÇÃO PARA EXTRUSORAS PULSANTES (TINTA EM PÓ)

Além das peças de reposição das extrusoras dupla rosca, a EME EXTRUDER também se especializou na fabricação e fornecimento de peças para extrusoras do tipo pulsante.
As peças fornecidas para este tipo de equipamentos são:
• Eixos ranhurados ou chavetados;
• Elementos de rosca;
• Camisas (liners);
• Ogivas de aperto;

CONJUNTO MATRIZ FIEIRA

O conjunto fieira serve para dar ao material a forma e as dimensões finais que se deseja obter. É fixada por meio de parafusos na placa frontal, parte terminal do conjunto canhão. No interior encontra-se um disco furado para deter eventuais impurezas presentes no material. Sobre este disco encontra-se um alojamento para colocação de um filtro de malhas finas em aço inoxidável.

Tem interesse?
Mande-nos uma mensagem que nós
entraremos em contato.

Prefiro que entre em contato por:

Todos Direitos Reservados © 2020

× Como posso te ajudar?